Review STRAIN

Descrição Geral

Strain é um jogo de horror psicológico e sobrevivência. Seu grande diferencial é sua mecânica de estresse, psicose e ruína, criadas para deixar as sessões de RPG inclinadas para o horror pessoal. Neste jogo, o grupo de personagens deve pensar rápido e buscar agir com sabedoria para sobreviverem aos perigos deste mundo.

Uma das mecânicas criadas para dramatizar esse thriller psicológico é o sistema de dados, que oferece uma oportunidade para que os jogadores lancem altos números de dados para ter sucesso em uma situação e, em contrapartida, acumulem – pelo número de falhas críticas nos dados – mais estresse, podendo os levar a Psicose, Ruína e, consequentemente, a morte.

Proposta

Strain é um storytelling cujo objetivo é testar os jogadores e induzir os personagens a manterem-se vivos em um cenário fatal. Se você é um jogador iniciante pronto para aprender sobre RPG e sua temática favorita for o horror pessoal, este cenário pode ser convidativo, uma vez que ele pode ser adaptado para qualquer tempo ou situação. Caso você seja um jogador experiente, bem-vindo a um desafio onde o declínio é iminente e você sobreviverá o máximo de tempo que puder.

Escolha por jogar em tempos modernos, cidades contemporâneas ou até na antiguidade, certamente Strain se adaptará à sua necessidade. O grande desafio é construir um nível de tensão crescente com um jogo em um ritmo acelerado e que constantemente provoca os jogadores ao desafio. Aqui, o Mestre se preocupa em controlar os níveis de tensão para equilibrar o jogo e dar continuidade aos desafios, pois não é estimulado a rolar dados e mais dados, a menos que seja necessário (como causar dano, por exemplo).

Cenário

Este mundo pode estar em Ruínas e cabe ao seu grupo impedir seu colapso.
A Roma antiga guarda mais mistérios do que você sabe, sua tarefa é desvendá-los. Uma gélida e distante Dinamarca ostenta perigos míticos em suas histórias, você teria coragem para testá-los? Demônios caminham entre nós, seu grupo precisa impedir cultos malignos de se propagarem. Pior do que isso: Strain pode te colocar no lugar do vilão, do selvagem, do necromante; do arrogante, do prepotente, do cultista, do tirano e etc.

Dentro dessa visão de cenário construída, coloque elementos que, de uma forma ou de outra – sendo heróis ou vilões -, levarão os personagens a extremos dentro de suas próprias histórias. Mesmo que seja uma criatura maligna ela não quer que sua vida acabe, portanto fugirá da Ruína. E ainda que ele seja um lunático, a psicose NUNCA é um elemento positivo ou agregador. Por isso todos os personagens que forem utilizados dentro de Strain devem temer o estresse, a psicose e a ruína.

Regras e Sistema

Strain utiliza-se de princípios do storytelling, por isso os jogadores precisarão da ficha e de um conjunto de dados de dez lados (que serão tratados como dados, apenas). Cada teste será feito de acordo com as habilidades do personagem, agregando dados para a rolagem ou não, de acordo com seu interesse. Isto porque uma falha crítica neste jogo tem consequências pesarosas, um sucesso pode ser parcial ou completo e, sucessos parciais também tem consequências ruins. Seu objetivo será sempre o sucesso completo.

Daremos os exemplos de rolagens de dados da seguinte forma:

  • 1) O jogador escolhe rolar um número de dados entre um, dois ou três dados;
  • 2) Lance os dados para fazer um teste;
  • 3) Para cada resultado 1, você acumula 1 ponto de estresse;
  • 4) Você permanece com o maior resultado;
  • 5) Acrescente ao maior resultado o bônus de uma especialidade que se adeque ao teste;
  • 6) Faça as contas do Resultado final.

Em um teste de Natação, o jogador Lucas escolheu que Bryan, seu personagem, fizesse o teste utilizando 3 dados. Ele lança os dados e seu resultado é 1, 3 e 8. Ele sabe que, por tirar 1, acumulará 1 ponto a mais de estresse a ser marcado na sua ficha. Posteriormente descartará o 3. Por fim, somará ao 8 o número de bônus de sua especialidade, chegando ao resultado 9 (a especialidade Natação deu +1 ao Bryan).

Se o resultado for maior que seu estresse, é um sucesso parcial, o que significa que você consegue fazer o que queria, mas com uma consequência pequena, que seu mestre decidirá qual. Agora, caso em um dos resultados você tire 10, aerá um sucesso completo e você conseguirá fazer exatamente o que pretendia.

Inspirações

Strain tem uma série de inspirações dentro e fora do mundo do RPG. Fica clara a influência de outros sistemas hardcore de difícil sobrevivência, utilizando a mecânica de Estresse, Psicose e Ruína. Ficam como referências para você jogos como ManHunt, Outlast, Silent Hill, Blasphemous e até mesmo Agony! Dentro do mundo do RPG, podemos citar sua semelhança com Kult, Call of Cthulhu e os clássicos jogos de sobrevivência em que os recursos são fundamentais.

Jogue Strain para testar ao máximo as estratégias e tensões em seu grupo!

Este texto foi escrito por Kastas do Tríade Geek & RPG, canal parceiro da editora Huggin & Munnin.

Deixe uma resposta