Os Pesadelos de Infância – Little Fears

O que há escondido nos cantos escuros do quarto esperando que você feche os olhos para dormir? De onde vem os assombros que transformam brinquedos em armadilhas, roupas penduradas em monstros, e o seu próprio quarto, de um refúgio aconchegante, a uma vastidão de ameaças e perigos? E mais importante: O que faz com que nossos pequenos medos pareçam insignificantes depois que nos tornamos adultos? Será que todos os pesadelos que nos fizeram suar frio e procurar esconderijos eram apenas mentiras? Ou será que a verdade é um pouco menos bonita?

Little Fears é um RPG de Terror, que explora essas dúvidas em um cenário familiar a todos nós: os pavores de infância. Em Little Fears os Jogadores interpretam crianças entre as idades de 6 e 12 anos, e são caçadas pelas monstruosidades nascidas de suas imaginações e das crenças coletivas. Vindos da Armariolândia, os Monstros servem representações dos sete pecados capitais, e assumem formas conhecidas, como o Bicho Papão, Vampiros, Lobisomens, etc.

Embora as ameaças sejam grandiosas para os pequeninos, a verdade é que eles não são inteiramente despreparados para lidar com seus medos. Como tais monstros são frutos da crença, é a própria crença que serve como ferramenta para que as crianças lidem, combatam ou meramente sobrevivam a tais monstros. Através da Crença os infantes podem moldar a realidade, buscando o auxílio de armas em brinquedos, a proteção de parentes mais velhos através de desenhos, e chances de afugentar o que as assombra com canções.

O RPG utiliza de um sistema muito simples e apropriado para o tipo de narrativa a ser contada. Com dados de seis lados, papel, lápis e um conhecimento básico da mecânica já é possível se aventurar em Little Fears. A mecânica utiliza a somatória de atributos e perícias para fazer os testes, e dos valores obtidos soma-se os três mais altos, e este será o resultado do teste.

Aplica-se ainda a regra de estourar dados, no qual o valor mais alto garante um novo dado para ser jogado. Além disso, há também a regra de traços positivos e negativos, que determinam que em um teste, quando aplicável o traço positivo, o jogador poderá rolar novamente o pior valor obtido nos dados. Quando aplicável o traço negativo, é retirado da somatória o dado de valor mais alto.

Com regras simples e possibilidades infinitas, Little Fears é um prato cheio para explorar um estilo de terror não tão famoso, no qual a imaginação é a principal força motriz para o que causa pavor, e também tudo aquilo que traz segurança. Conquiste seus medos, aventure-se num mundo imaginário, e não se esqueça que mesmo depois de crescidos os nossos primeiros pesadelos ainda restam escondidos embaixo da cama, atrás do armário, e nos nossos corações de criança.

 

Deixe uma resposta